terça-feira, 13 de outubro de 2015

[Livro] O Aprendiz do Arquimago - Michael A. Iora

Olá, pessoas!
Hoje o papo é livro!

O Aprendiz do Arquimago:

Autor: Michael A. Iora
Série: As Crônicas de Herannon, 3ª Era
Edição: 1
Editora: Chiado Editora
Ano: 2015
Páginas: 630
Sinopse: “Você foi honrado com a oportunidade de ser meu discípulo, uma honra que qualquer um dos acadêmicos de Everard desejaria, pois embora tenham bons mestres, eu estou muito acima de todos eles. O treinamento será muito mais árduo, não duvide disso, mas terá suas recompensas. Se sobreviver, digo, se resistir até o final, sob a minha orientação você virá a tornar-se um mago de altíssimo valor, admirado e invejado por muitos.”

Entretanto, o menino elfo descobre amargamente que tamanha honra não é concedida sem que um alto preço tenha de ser pago, e que simplesmente estar sujeito ao desagradável temperamento de seu excêntrico e arrogante tutor deve ser a pior prova que alguém pode ter de suportar. Não obstante, ele se vê obrigado a enfrentar não apenas um treinamento extremamente rígido e insano, mas também a saudade de sua mãe e um sentimento de urgência crescente.

Conseguirá o garoto conquistar sua tão desejada graduação, superando todos os desafios impostos e, pior, a crueldade e intolerância de seu próprio mestre?

"(...) - De que modo esse medo de envelhecer e morrer influencia o comportamento humano?
- Eles são afobados e extremamente suscetíveis a emoções, especialmente o medo - o menino respondeu lentamente -, de forma que anseiam desesperadamente ter o controle de tudo, esperando poder dominar ou destruir aquilo que se opõe à sua expansão."

Este texto é livre de spoilers!

O pequeno elfo, Aglarion, filho dos reis de Elennan, desejava ser um grande guerreiro, mas como não podia, sua mãe, em vez de levá-lo a escola de Everard, a escola de magia para elfos, pede para que o melhor arquimago de todos fosse seu tutor e o ensinasse o poder da magia. Acontece que o arquimago é um tanto arrogante e irreverente, dando tarefas que não envolvem magia ao garoto, além de sempre zombar dele. Aglarion persiste e essa é a história de O Aprendiz do Arquimago.

Fantástica. Essa é palavra certa para descrever essa obra. Dos personagens cativantes à trama bem desenvolvida, o livro prende o leitor do começo ao fim e faz as 630 páginas pareceram pouca coisa.

Podemos dividir o livro em duas partes. A primeira se concentra no aprendizado de Aglarion. Acontece que várias perguntas sobre o passado dos personagens vão surgindo, além da revelação de que existem inimigos à espreita. Na segunda parte, O elfo já cresceu alguns anos (ciclos, no livro) e a trama fica mais complexa, com algumas reviravoltas e aprofundamento nos sentimentos dos personagens.

Com os ensinamentos do arquimago e os estudos de Aglarion, o próprio leitor vai aprendendo sobre o Vasto Mundo. Mundo esse digno de nota. É bem aquele mundo fantástico como os de aventuras de RPG ou dos livros de Tolkien, com elfos, orcs, ogros, goblins, guerreiros e bruxos.

Dos personagens, o que mais gostei foi o arquimago, mestre de Aglarion. Kyehntw'arthal é um meio-humano, meio-elfo, com poderes inimagináveis. É também excêntrico, arrogante e de um temperamento desagradável. Tem ótimas tiradas e pensamentos profundos e passa longe de ser aquele herói que faz o bem sem olhar a quem.
Tem uma personagem, a elfa Vedriny, que é criada pelo arquimago, pois é filha de seus antigos mestres. É tida como uma aprendiz de grande talento, mas faltou partes importantes com ela. Creio que o próximo livro colocará tanto ela quanto os demais personagens em situações mais perigosas, aí sim veremos o potencial dos magos de Herannon.

A trama é bem completa, mas como é um livro introdutório, não teve muitas batalhas e vilões quase não aparecem. Algumas coisas ficam em aberto, mas as perguntas importantes que abrem o livro são respondidas. Bom, quase todas, ainda fica alguns mistérios sobre as motivações de Aglarion.

A escrita de Iora é boa, deixa tudo bem fluido, mesmo com algumas explicações difíceis sobre como funciona a magia. A maneira como ele retrata as coisas deixa bem divertido, me peguei dando boas risadas ao longo da leitura.


"- Isso é verdade? - ela pareceu desconfiada.
- É claro que sim - o meio-humano mentiu com naturalidade.
- O Senhor Kyehn nunca mente - mentiu Seu Inútil, de forma solene.
- Entendo..."

A edição tem a capa mais linda que esse mundo já viu, com quase ou nenhum erro de português. No fim, há dois apêndices; um ensina a pronunciar os nomes (deu pra perceber que precisa disso depois de ler "Kyehntw'arthal", não é mesmo?) e o outro seria uma tabela de medidas. O livro tem termos como kodoz (um mês) e tarca (2,28 metros). No começo da leitura fica difícil de lembrar, então a tabela ajuda muito.

Resumindo, um excelente livro de fantasia, leitura imperdível para os fãs do gênero. Trama bem presa, personagem extremamente cativantes e leitura muito fluida. Favoritei.

Nota: 5 Canenas de Hidromel


Saiba mais sobre o livro: Site | Skoob | Livraria Cultura
Até mais, e obrigado pelos peixes!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

27 comentários:

  1. A história parece ser meio complicada, confesso. Mas mesma assim eu gostaria de ler. Adoro livros de magos, aposto que seria uma ótima leitura.

    Espero ter a oportunidade de ler este livro futuramente....

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! Até que não, viu? Super de boa. Livros de fantasia são assim mesmo, precisa introduzir o leitor num mundo diferente.
      Tomara que leia mesmo, vale muito a pena!
      =D

      Excluir
  2. Ain Homem das Cavernas, se souber o ódio que tenho por você falar e falar tanto deste livro e fazer a gente gostar tanto a ponto de por ele na listinha. Ai vem sua resenha na qual só me deixou mais curiosa :/
    Você me paga, hahahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Garota das Pernocas!
      NÃO FALA ASSIM!!!
      É pra por mesmo na lista mesmo, MELHOR LIVRO! Pode me agradecer depois.
      UAHAUHAUHA
      Bjo! <3

      Excluir
  3. Oi Kaio!
    Nossa…precisa mesmo uma aula de pronuncia, rsrs
    Não foi um livro que me deixou com vontade de ler, mas para quem curte fantasia parece ser um prato cheio ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Poxa, não gosta de fantasia?? Que pena!
      Mas é um prato cheio mesmo!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  4. Oi, Kaio! Tudo bem?
    Achei esse livro super interessante. Adoro fantasias e essa parece incrível.
    Gostei muito de saber que o livro ensina a pronuncia dos nomes. Odeio quando leio o livro inteiro pronunciando de um jeito e depois vejo que eu estava errado.

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus!
      É incrível mesmo! Vale a pena conferir!
      Isso acontece comigo também e depois fica tão ruim acostumar com a pronuncia correta!
      Abraço!
      =D

      Excluir
  5. Gostei muito da premissa, adoro livros de Fantasia! E ficou muito boa a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha se não é minha autora parceira! <3
      Como não amar fantasia???
      Ah, muito obrigado!!! Logo logo to fazendo do seu u.u Chega logo janeiro!
      =D

      Excluir
  6. Olá,
    O livro parece ser bacana e gosto de obras de fantasia, mas esse em especial não me interessou nem um pouco. O que é uma pena.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Poxa, que pena! Eu gostei muito mesmo!
      Bjo.
      =D

      Excluir
  7. Não conhecia o livro, então a resenha caiu como uma luva. Como adoro fantasias bem construídas, acho que vou adorar a obra.
    Essas tabelas e apêndices realmente devem ajudar demais. Todos os livros fantásticos deveriam contar com esse tipo de suporte, além de um mapa.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo o que vejo de suas resenhas, acho que irá gostar mesmo!
      Ajuda demais! Toda obra de fantasia devia ter. Infelizmente essa edição não tem mapa :/
      =D

      Excluir
  8. Passando apenas para comentar que você só lê livros maneiros. É isso, tchau! hahaha (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUAHUAHUHA
      Ei, Myks! E teu blog??? Não vi mais atualizações u.u Pode voltar a blogar!
      =D

      Excluir
  9. Oi Kaio!
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa! Gosto muito de livros de fantasia.

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca!
      Se gosta de fantasia vai amar esse livro!
      Bjo!
      =D

      Excluir
  10. Oi! Concordo com voce em relação a capa, de cara já fiquei curiosa em relação ao livro. A premissa dele é bem interessante e bem diferente do que estou acostumada a ler, seria uma leitura para me tirar da zona de conforto mesmo. Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, chama muita atenção!
      Eu amo fantasia, vivo lendo! Tente um dia sim, tomara que goste!
      Bjo
      =D

      Excluir
  11. Oi Kaio!
    Eu estou meio que fugindo de sagas agora, mas com essa capa e enredo é meio difícil né?
    Não conhecia essa livro, mas me encantei. Parece tudo muito bem estruturado... vou deixar anotado o nome aqui.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito difícil! Eu tenho fugido de sagas também, mas dessa foi impossível fugir!
      É sim! Tomara que goste!
      Bjo
      =D

      Excluir
  12. Antes eu diria que não faz muito meu estilo, mas esses dias fui obrigada pelo meu irmão a ler um livro de fantasia que mudou totalmente minha visão com o gênero. Foi O Último Desejo, da série The Witcher, já leu? E adorei a sua resenha, a capa por si só já é magnífica, e a história tem jeito de ser melhor ainda!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova na Caverna de "A Febre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é genial, né não??
      Eu já ouvi falar dessa série, mas nunca li, vou procurar!
      Obrigado!
      =D

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Não estou achando esse livro para comprar... :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente ele está sendo vendido somente na livraria cultura:

      http://www.livrariacultura.com.br/p/o-aprendiz-do-arquimago-5175153

      Se preferir, pode se cadastrar no site oficial da saga Herannon e ganhar o EBOOK:

      http://www.herannon.com.br/boletim-informativo/livro-gratis/

      É possível comprar direto da editora, mas é em Portugal, então pode demorar um pouco para chegar:

      https://www.chiadoeditora.com/livraria/o-aprendiz-do-arquimago

      =D

      Excluir

Faça um blogueiro feliz deixando seu comentário!
Obrigado pela visita, volte sempre!
Caso tenha um blog, deixe o link para que eu retribua a visita!